Sobre o evento

APRESENTAÇÃO

Os Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI-2021) congregam, no decorrer de uma semana, dez eventos simultâneos que, além de promoverem centenas de conferências, palestras, oficinas, minicursos e painéis, divulgam os milhares de trabalhos e projetos desenvolvidos por alunos e professores da graduação, pós-graduação e colégios técnicos.

Em sua terceira edição, pode-se afirmar que o SIUFPI é, atualmente, o principal evento acadêmico do calendário da Universidade Federal do Piauí. Apresenta, em sua concepção, discussões de todas as áreas do conhecimento científico, artístico e cultural, com ampla variedade de abordagens. Dentre a pluralidade de trabalhos exibidos, sobressaem-se projetos de extensão, projetos de iniciação científica, projetos de iniciação à docência, projetos de residência pedagógica, mostras de comunidades, artigos científicos, dissertações e teses que revelam a riqueza do saber construído e compartilhado pela Universidade.

Neste ano, ao escolher o tema “Da interrupção à recuperação: reconstruindo ideias e práticas na Universidade”, a Universidade Federal do Piauí quer compartilhar a preocupação da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – UNESCO com os efeitos causados pelo fechamento parcial ou total das escolas e universidades, em virtude da pandemia COVID-19, e priorizar a recuperação da educação, de forma a impedir o que a UNESCO denominou de catástrofe geracional. Neste sentido, com o intuito de mitigar as perdas de aprendizagem, sobretudo de comunidades vulneráveis, é objetivo da Universidade Federal do Piauí debater como a pesquisa, a extensão e os sistemas educacionais devem ser reconstruídos para apoiar alunos, professores e a comunidade em geral.

Além da programação do SIUFPI, os participantes poderão se inscrever em diversos seminários, dos quais destacam-se o XI Seminário de Extensão e Cultura, a VIII Mostra de Comunidades, o XXX Seminário de Iniciação Científica, XIII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o II Seminário de Ensino de Graduação, o VI Encontro de Iniciação à Docência, o III Seminário de Residência Pedagógica, o II Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos da UFPI, o V Ciclo de palestras da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e o VII Seminário de Assistência Estudantil. Os certificados estarão disponíveis no site do SIUFPI e as regras de submissão de trabalhos obedecerão às chamadas publicadas pelas comissões executivas de cada evento.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 8 de novembro. A Coordenação Geral do SIUFPI convida alunos, professores e pesquisadores de todas as instituições de ensino a engrandecer este evento.

Teresina, 21 de outubro de 2021.

DEBORAH DETTMAM MATOS

Coordenadora Geral do SIUFPI